Fundamental II 6º Ano
Produção de Texto: "O Conto Maravilhoso"
O "Conto Maravilhoso" narra acontecimentos fantásticos. São histórias de fadas, gigantes, gnomos, anões, entre outros seres míticos.
O "Conto Maravilhoso" narra maravilhas, isto é, acontecimentos fabulosos, prodígios e milagres.
Começam habitualmente pelas frases: "Era uma vez" ou "Há muitos, muitos anos", e acabam geralmente com a fórmula: "... e viveram felizes para sempre".
Com base no livro didático, os alunos dos 6ºs anos A e B, mediados pela professora Edna (Língua Portuguesa), trabalharam alguns contos tradicionais, onde tiveram a missão de introduzir a eles um elemento surpresa que quebrasse a sequência normal da história, fato este que pôde proporcionar a nossos alunos uma linda viagem ao mundo da imaginação.
Tivemos resultados bastante positivos e parabenizamos tanto a professora, como nossos alunos, que produziram trabalhos incríveis.
Solubilidade, volume e tensão superficial
Os alunos dos 6ºs anos A e B tiveram uma aula prática no laboratório de Ciências, com a professora Claudia, e colocaram na prática o conteúdo do livro didático.
Os objetivos da atividade foram:
- Verificar a solubilidade de diferentes substâncias em água (sal, açúcar e álcool);
- Propiciar uma reflexão sobre a tensão superficial da água, através de uma demonstração de giz raspado;
- Verificar e medir o volume de água contida em uma proveta graduada.
Ensinar de forma prática é transformar o conteúdo em experiências a fim de dominar o conhecimento.
Tipos de Linguagem ( PAGINA 11)
O professor Waldir (Língua Portuguesa), mediando os alunos dos 6º(s) anos do período da tarde, trabalhou neste semestre com tipos de linguagens: Verbal, Não Verbal, Mistas e Digitais e Códigos de Trânsito. Para concluir o projeto, os alunos confeccionaram lindos cartazes, onde conseguiram de forma perfeita, explorar pedagogicamente o conteúdo aplicado.
Parabéns turma!
Roda da leitura
Com o objetivo de despertar no aluno maior interesse pela leitura, a fim de que o mesmo possa ter uma boa desenvoltura em sua oratória e escrita, o professor Waldir (Língua Portuguesa) solicitou que os alunos trouxessem seus próprios livros.
Assim, realizaram a troca dos mesmos entre os colegas, utilizando a nossa nova biblioteca e também a sala de aula. Após a leitura, os alunos discutiram as informações lidas e também trabalharam a interpretação dos textos.
Números em nossas vidas
Os alunos dos 6ºs anos e a professora Érica Ponzetto realizaram um trabalho com o objetivo de tornar perceptível a importância dos números no cotidiano, bem como reconhecer a aplicação deles em cada contexto específico.
Os estudantes perceberam que, para todo lado que se olha, os números estão presentes a nos guiar, cobrar, orientar, como, por exemplo, em: calendários, relógios, placas, outdoors, valores de produtos, entre outros. Ainda existem pessoas que não gostam de matemática, mas não há como ignorar como são importantes os números em nossas vidas.