Fundamental 3º Ano
Leitura do livro “Quem vai salvar a vida”
O livro conta a história de: Wenceslau, o pai, nunca derrubou uma árvore. Shirlei, a mãe, nunca botou fogo na floresta amazônica. O pai até pregou um autocolante no vidro do carro - 'Defendam o meio ambiente!'. Mas, para Tiago, o filho, isso era muito pouco. Motivado pelas aulas de Ciências, Tiago e sua família acabam se envolvendo em um projeto para evitarem que estraguem o mundo.
Os alunos dos 3ºs anos trabalharam com o livro “Quem vai salvar a vida”. Foram confeccionados coletes para os alunos usarem em casa, nas praças e ruas. Uniformizados, eles recolheram e fiscalizarem a reciclagem do lixo. Ficou tudo registrado. Confira o resultado.
Sílaba Tônica
De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras recebem nomes variados, é o que conheceremos agora.
Oxítonas – a sílaba tônica é a última.
Ex: café – cipó – bebê
Paroxítonas – a sílaba tônica é a penúltima.
Ex: útil – tórax – táxi
Proparoxítonas – a sílaba tônica é a antepenúltima.
Ex: árvore – lâmpada – número.
Os alunos do 3º ano E aprenderam a classificação da sílaba tônica de uma forma bem divertida. As turmas, em conjunto, recortaram as palavras e as classificaram em cartazes. Confira!
Herbário
Um herbário é uma coleção de plantas prensadas e secas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo.
Trabalhando o conteúdo do livro didático os alunos dos 3ºs anos D e E, das professoras Rosangela e Claudete , confeccionaram um herbário, fazendo a classificação das plantas, através da atividade realizada em sala de aula com o tema "Plantas".
Assim as turmas aprenderam que as plantas estão presentes em vários ambientes, tanto terrestres como aquáticos; conferiram que as plantas possuem tamanhos e formas muito diferentes, mas todas dependem de componentes do ambiente para viver.
Indígenas
Para fixar o aprendizado da unidade estudada na matéria de História do 1º semestre, os alunos do 3º ano E, juntamente com a professora Claudete, tiveram a oportunidade de se aproximar da cultura indígena. Por meio de uma atividade lúdica, reproduziram objetos típicos das tribos, como arco e flecha, colher e rede, todos confeccionados com massinha de modelar. Após a aula, ficou a questão: O Brasil foi descoberto ou redescoberto em 1500?